Câmara de Vereadores de Pontal do Paraná recebe crianças do projeto “Conhecendo Pontal sob o Olhar Caiçara”, com foco em cidadania
Na semana passada, alunos dos 5º anos das escolas municipais, realizaram visitas na Câmara de Vereadores de Pontal do Paraná por meio do projeto “Conhecendo Pontal, sob o olhar Caiçara”, projeto idealizado e dirigido pelas professoras Carla Gouveia e Aline Costa Verner.
A etapa dos três poderes dentro do projeto "Conhecendo Pontal sob o Olhar Caiçara", teve como objetivo apresentar as crianças como e para que ocorre a gestão do município, ensinando-as sobre a importância da escolha dos representantes na Câmara de Vereadores e também na Prefeitura, dessa forma empoderando crianças e adolescentes para a cidadania.
No final do ano, a Câmara vai realizar um concurso de redação sobre a visita no legislativo, onde serão escolhidas as três melhores que ganharão uma premiação durante o evento “Natal Iluminado”.
A presidente da Câmara, vereadora Nega (MDB), explicou que esse projeto é muito importante para promover o sentimento de cidadania em todos os envolvidos.
“Esse projeto é um exercício de democracia e cidadania, estes jovens aprenderam o funcionamento da Casa, além de despertar para a necessidade e importância de se fazer política, quem sabe daqui a uns dez, quinze anos, não poderemos ter aqui mesmo, na Câmara Municipal, um destes jovens ocupando uma destas cadeiras, investido por um mandato concedido pelo povo pontalense”, disse a vereadora Nega.
A advogada da Câmara de Vereadores e uma das pessoas envolvidas diretamente com o projeto, Joyce Maus, explicou que a ideia inicial amadurece a cada ano.
“Saindo do improviso inicial para chegar ao planejamento do conteúdo a ser passado durante as visitas, foi isso que aconteceu, um amadurecimento do olhar sobre as visitas na Câmara Municipal de Pontal do Paraná, dos alunos no projeto Conhecendo Pontal sobre o Olhar Caiçara. Houve a compreensão de que são crianças, e como tal, são futuros cidadãos, futuros candidatos a vereador, futuros servidores públicos, futuros integrantes da sociedade civil organizada”, disse Joyce.
Durante as visitas foi inserido um pequeno conteúdo sobre o exercício da cidadania, um momento para falar sobre a importância da divisão dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, sobre a importância do exercício da democracia na escolha dos seus representantes através do voto, mostrar como é o funcionamento da Câmara Municipal e como é realizado o trabalho do Vereador e porquê os são eleitos, como é feito o recolhimento dos impostos e a importância da fiscalização do seu gasto.
Ao término da visita é realizada uma atividade do uso da tribuna livre, onde as crianças tem a oportunidade de brincar de vereador e podem usar a tribuna do plenário para abordar temas que consideram relevantes para a sua vida em sociedade. Sob a ótica da Câmara Municipal, os alunos são sementes e o dever de ensinar faz parte da sua função institucional, para auxiliar na formação dos cidadãos do futuro.
Assessoria